sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Otília Diogo: estudo de caso

Otília Diogo foi a médium principal que esteve envolvida no caso das materializações de Uberaba em 1964. Repórteres da famosa revista "O Cruzeiro" participaram de uma sessão de materialização com a médium sob coordenação do doutor Waldo Vieira. Também estiveram presentes mais 13 médicos e o médium Chico Xavier.

A partir de então os repórteres iniciaram uma série de reportagens acusando a médium de fraude. Esta série teve grande repercussão nacional e o movimento espírita ficou bastante abalado.

Poucos espíritas saíram em defesa das sessões, dos médicos, e da própria médium. Destes o mais aguerrido foi o escritor e jornalista Jorge Rizzini que chegou a participar na época de sete programas de televisão. Logo depois ele publicou o livro "Otília Diogo e a Materialização de Uberaba".

Fora este livro pouco se tem escrito ou mesmo falado a respeito. Não é um assunto muito agradável uma vez que reconhecidamente a médium foi pega em fraude em 1970 e confessou que fraudava desde 1965. Mas a dúvida sobre a legitimidade da sessão com os repórteres persiste até hoje entre os espíritas.

Com o objetivo de esclarecer esta e outras dúvidas envolvendo o caso começamos um estudo que pretende ser amplo e imparcial. Estamos ainda na fase de busca de material para servir de base para o nosso estudo. Mas, já conseguimos bastante coisa:

  • Primeira e segunda edições (1964 e 1997) do livro do Jorge Rizzini
  • Alguns textos escritos a época pelo professor Herculano Pires (baixe aqui)
  • Algumas reportagens de "O Cruzeiro" (veja relação abaixo)
  • Capítulo do livro "The Flying Cow" escrito por Guy Lyon Playfair
  • Capítulo do livro "100 anos de Chico Xavier" escrito por Carlos Baccelli
  • Reportagem de Jorge Rizzini para o especial "Chico Xavier 60 anos de mediunidade" (baixe aqui)
  • Vídeo com Waldo Vieira falando sobre o caso (assista aqui: 24/04/2010)
  • Áudio com Waldo Vieira falando sobre o caso (ouça aqui: 04/12/2008, 14/12/2008, 10/05/2009, 04/03/2010)
  • Capítulo do livro "Crônicas de Um e de Outro - De Kennedy ao Homem Artificial" escrito por Luciano dos Anjos
  • Reportagem da revista "Reformador", edição de abril de 1999 (baixe aqui ou aqui)
  • Artigos de Jarbas Barbosa para o Anuário Espírita de 1964 e 1965 (baixe aqui e aqui)
  • Capítulo do livro "Arigó: A verdade que abala o Brasil" escrito por Moacyr Jorge
  • Reportagem e notas do CFN em "Reformador", edição de março de 1964 (baixe aqui)
  • Réplica dos médicos publicada na Revista Internacional do Espiritismo, edição de fevereiro de 1964 (baixe aqui)

Estamos tentando ainda falar com pessoas envolvidas no caso ou que podem contribuir para o esclarecimento dos fatos. Estamos abertos a colaboração (ou mesmo cooperação) de todos que puderem contribuir com jornais da época, com áudio e vídeos sobre o caso, com indicação de livros ou pessoas que possam ser entrevistadas.

Especificamente, temos um interesse especial em reportagens de "O Reformador" sobre o caso e das edições de "O Cruzeiro" que ainda nos faltam (ver relação abaixo). Também é interessante jornais da época nas cidades de Uberaba, Andradas, Cosmópolis, e Campinas. Ainda mais especificamente estamos a procura de um folheto sobre o caso publicado a época pelo Grupo Espírita Emmanuel de Garça.

Agradecemos a todas as pessoas que estão colaborando e desde já a todas que pretendem colaborar.

Contato: Vital Cruvinel (vital.cruvinel@gmail.com)

Relação de reportagens de "O Cruzeiro"

8 comentários:

  1. Vocês não entendem, deus não existe, chico xavier era um charlatão, se não fosse, não teria se envolvido nessa fraude, apenas pare e pense: porque ele iria fazer uma pessoa colocar um lençol branco e fazer de conta que seria um fantasma?

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o artigo, e tenho muita curiosidade de entendê-lo melhor. Vcs possuem o ebook do livro de Jorge Rizzini para download? obrigado

    ResponderExcluir
  3. Olá, amigo! Entre em contato comigo pelo email (vital.cruvinel@gmail.com) para falar sobre o livro do Rizzini. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Body constructing, pгegnancy oг weight loss may well be thе explanаtion foг stretch marks.


    my homepage - trilastin coupon

    ResponderExcluir
  5. Olá, Amigo,

    Esse estudo de caso foi finalizado em alguma postagem posterior do blog?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Olá, amigos!
    Com todo respeito a você Vital e a todos os demais eventualmente envolvidos nesse projeto, penso que esse assunto das materializações de Uberaba tenha se encerrado em 1970, na ocasião em que a fraude de Otília Diogo foi publicamente exposta, com a descoberta da maleta com todos os trajes dos "materializados". Diante desses fatos, não vejo razão para propor um trabalho de pesquisa a respeito dos feitos supostamente mediúnicos de alguém que notadamente forjava materializações. Como seria isso? Uma tentativa de buscar alguma verdade em meio às inúmeras mentiras? Penso que possamos envidar esforços noutras pesquisas, no campo do espiritismo, sepultando de vez histórias que não representam a realidade do movimento, nem coadunam com seus valores e princípios. Afinal, o compromisso com a verdade é um norte do qual não podemos nos apartar. Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  7. https://www.youtube.com/watch?v=0c155294d5c

    Dificuldade de olhar nos olhos - Autismo e esquizofrenia - Caso da revista cruzeiro

    ResponderExcluir
  8. Olá Irmãos.
    Uma vez que "O Evangelho Segundo o Espiritismo" compartilha de inúmeras comparações com o cristianismo, mesmo porque tenta explicar os Evangelhos de Deus; gostaria, humildemente, de compartilhar um trabalho de pesquisa comparativa entre o espiritismo e o cristianismo.
    Espero sinceramente que os irmãos tenham bom proveito na leitura.
    Eis o link: https://teomania.blogspot.com.br/p/cristianismo-x-espiritismo_16.html
    Graça e paz.

    ResponderExcluir